Cine Literário
Ponto Cine realiza mostra de cinema e implanta midiatecas em escolas públicas com o apoio da Statoil.

A antiga intimidade entre o Cinema e a Literatura criou um sem-número de obras-primas em ambas as artes. Pensando nisso, o Ponto Cine criou o projeto Cine Literário que vem promovendo em 26 escolas da rede pública do Rio de Janeiro a união dessas duas manifestações artísticas. O objetivo é estimular nos alunos o acesso à leitura por intermédio do cinema e o acesso ao cinema pela leitura.
O trabalho tem duas linhas de ação: a montagem e desenvolvimento de midiatecas em escolas públicas e a realização de uma Mostra. Para implantação das midiatecas são feitas visitas às escolas para entrega dos acervos (livros e filmes), dos equipamentos multimídias e do material de catalogação e arquivamento dos acervos. Também são feitas vistorias técnicas e revisados com alunos e professores os procedimentos de catalogação. Para receber o acervo em suas unidades, alunos e professores se prepararam nas oficinas de exibição e de montagem de sua midiateca.
Cada unidade recebe uma TV LCD 3D 47” e Blue-Ray Player 3D, 50 títulos de livros da literatura brasileira duplicados, 50 títulos de filmes brasileiros baseados em livros duplicados, catálogos de temas transversais e dez DVDs com debates com escritores, diretores, produtores e atores dos filmes e livros, todos gravados no Ponto Cine, durante a Mostra Cine Literário.
A Mostra, realizada em agosto de 2013 no cinema Ponto Cine em Guadalupe, contou com dez cineastas, entre eles: Nelson Pereira dos Santos (diretor de Vidas Secas), Rosane Svartman (diretora de Desenrola), Flávio Tambellini (diretor de Malu de Bicicleta) e Kátia Lund (diretora de Cidade de Deus). Outras personalidades do cinema também estiveram presentes no debate, como Ziraldo, André Miranda (jornalista e crítico de O Globo) e a atriz Nanda Costa.
O projeto Cine Literário conta com o patrocínio da Statoil, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário