quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

MEC congela expansão de vagas em universidades federais

A ampliação do número de vagas será suspensa por dois anos

por Lara Tôrres sex, 09/12/2016 - 09:59
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens ArquivoCom o congelamento, o país fica mais distantes da meta do Plano Nacional da Educação Chico Peixoto/LeiaJá Imagens Arquivo
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai congelar o crescimento do número de vagas em universidades federais por dois anos. A decisão, segundo o Secretário da Educação Superior, Paulo Barone, se deve ao déficit de professores e aluguel de prédios para o funcionamento de universidades.
A decisão de parar a expansão das vagas deixa o país mais distante da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação, que visa ampliar a taxa bruta de matrículas no ensino superior para 50% da população de 18 a 24 anos. No ano de 2014, a taxa era de 34,2%. Atualmente, as instituições federais são as responsáveis por 60% das matrículas de graduação no ensino público. No entanto, algumas universidades estão enfrentando cortes orçamentários que dificultam o pagamento das contas e manutenção do funcionamento. 
Para 2017, o governo federal deve cortar até 45% dos recursos previstos para investimentos nas federais e o montante estimado para custeio deve ter queda de cerca de 18%. Barone afirma que o MEC avalia a possibilidade de contratar de professores temporários e o remanejar de instituições que ainda não iniciaram projetos. "Nosso compromisso é dar continuidade plena, atuamos para evitar que haja uma situação de estrangulamento no futuro imediato". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário